• Oeiras - Portugal

  • 937 271 910 

    info@carlosbaltazar-pnl.pt 

  • 10.00 - 19.00

    Segunda a Sábado

Quem sou?

Gosto de me interrogar e perceber como funciona a mente humana, numa perspetiva de crescimento e descoberta pessoal. Sou engenheiro de formação, com um percurso profissional ligado às vendas e à gestão de equipas e de empresas.

Antes, já tinha sido professor do ensino secundário, informático e colaborador de jornais.

Após uma  crise existencial e de saúde, decidi investigar a natureza da mente humana e como podemos tomar a direção do seu funcionamento. Já tinha lido muitos livros de auto ajuda e tinha curiosidade pelas filosofias orientais, particularmente pelo budismo e pela sua antiquíssima sabedoria sobre a mente e o espírito. Também já tinha tido a experiência de conviver e ajudar pessoas muito próximas que passaram por graves crises de saúde mental, em processos muito difíceis que se arrastaram por um período muito longo.

Decidi então que era tempo de estudar o tema de um ponto de vista prático e transformativo. Li imensos livros sobre a temática dos processos mentais e comportamentais que conduzem à felicidade, bem-estar e harmonia e acabei por encontrar a PNL, que passou a constituir o eixo sólido para o meu desenvolvimento e para a estruturação das minhas ideias. 

 

 

Aprendi que a PNL é a arte de colocar a nossa enorme  reserva de recursos ao nosso completo e integral serviço; é a tecnologia de comunicar melhor connosco próprios e com os outros e é a sabedoria de escolher comportamentos alinhados com o que verdadeiramente somos e queremos alcançar. O grande segredo é que as pessoas têm mesmo o poder de melhorar as suas representações internas, otimizar os seus recursos e, em suma, tornarem-se seres humanos mais funcionais e mais felizes.

O que eu faço? Um resumo: ajudo o cliente a colocar o foco da sua atenção nas suas possibilidades. O problema não desaparece por magia mas é algo ligado ao passado. Em conjunto, vamos procurar soluções libertadoras de energia e geradoras de comportamentos gratificantes para o cliente.

A minha grande capacidade é a escuta ativa. Gosto de ficar em sintonia profunda com o cliente, aproximar-me do seu modelo do mundo, compreendê-lo e valorizar todas as suas habilidades e competências. Procurar as crenças negativas ou limitadores que o prejudicam e transformá-las noutras convicções que possam suportar o seu progresso e crescimento pessoal. Reforçar a sua autoestima e entusiasmo para encarar a vida e os outros com os olhos de um vencedor. Para mim, vencer e ter sucesso são um objetivo de vida, a muitas dimensões, não se trata só de obter resultados num contexto limitado.

Carlos Baltazar - PNL - Formador e Coach

O meu perfil facebook

OS MEUS PRINCÍPIOS

 

Nos processos de assistência pessoal, uso as ferramentas da Programação NeuroLinguística, do Panorama Social (Lucas Derks), Paisagem Metafórica (David Gordon) e Diálogo de Vozes (Hal Stone). Emprego também os modelos integrais de Ken Wilber e espirituais de Eckart Tolle. Estes são os meus mais importantes princípios comportamentais e crenças que governam a minha prática:

 

Integridade: O meu comportamento é alinhado por valores e convicções.

Utilidade: O que faço é dirigido para o cliente, com o fim único de ser-lhe útil.

Respeito: Reconheço os meus limites pessoais e honro o potencial existente no cliente. Respeito o seu modelo do mundo mesmo quando a minha acção se dirige no sentido de o modificar.

Ecologia: Considero e avalio o impacto das minhas acções e das acções do cliente em si mesmo e no ambiente que o rodeia.

Criatividade e Flexibilidade: Estou sempre disponível para aprender e mudar comportamentos e estratégias para obter os melhores resultados. Defendo que a flexibilidade é um valor fundamental para a adaptação e crescimento.

Amor (Universal): Considero que existe um estado de espírito e uma energia que une todos os seres. Ao colocar-me no lugar do outro, estou a contactar com a integralidade do seu ser. Aceito o cliente tal como é, com toda a sua complexidade antes de iniciar qualquer processo no sentido da sua mudança.

Liberdade: Ser livre de escolher comportamentos e estados mentais é o grande objectivo dos processos de mudança pessoal.

Elegância: Procuro o caminho mais curto e mais simples para alcançar um resultado. A elegância resulta da simplicidade e eficiência dos métodos utilizados. Promovo a maior rapidez na resolução dos problemas que os clientes me colocam.

 

 

Fale Comigo

: 13 + 8 =

 

Nota: Os seus dados não serão partilhados com outras entidades.