Com PNL Ganhe Acesso aos seus Recursos, com o Inconsciente a Trabalhar para Si!

A Programação Neuro Linguística é uma arte e uma tecnologia para aumentar o controlo próprio e a riqueza da nossa vida.

A PNL oferece um conjunto de ferramentas transformadoras para comunicarmos melhor com nós próprios e com os outros.

O seu objectivo principal é ajudar as pessoas a terem mais liberdade pessoal na forma como pensam, sentem e se comportam.

A PNL facilita o acesso aos enormes recursos do inconsciente e tem como valores máximos a flexibilidade e a aceitação do modelo do mundo do cliente.

E o que pode a PNL fazer por si?

Simples: ajudá-lo a ajudar-se a si mesmo!

De onde vem a PNL?

PNL baseia-se no estudo da estrutura da experiência subjectiva. Estuda os padrões (“programação”) criados pela interacção entre o cérebro (“neuro”), a linguagem (“linguística”) e o corpo.

O nome deriva das três grandes áreas que abrange:

• Programação    Como sequenciamos as nossas acções e processos para atingirmos metas.
  • Neurologia         A mente e como pensamos.
  • Linguística         Como usamos a linguagem e como ela nos afecta.

PNL para Terapias ou Coaching ?

A PNL tem imensas aplicações no desenvolvimento pessoal e profissional. Desde muito cedo, os primeiros pesquisadores e praticantes de PNL foram solicitados para a aplicar com fins terapêuticos, até porque os grandes inspiradores iniciais foram alguns dos mais famosos terapeutas da época, como Milton Erickson, Virginia Satir e Fritz Perls.

O sentido da terapia com PNL é aumentar as possibilidades de escolha do cliente e ajudá-lo a encontrar dentro de si os recursos de que precisa para ter uma vida mais rica, completa e coerente com o seu propósito de vida.

Muitas das suas técnicas podem ser usadas como terapia breve, obtendo resultados com um pequeno número de sessões.
De certo modo, pode dizer-se que a PNL faz a ponte entre a hipnose e o Coaching.  Como a hipnose, a PNL baseia-se no contacto privilegiado com o inconsciente. Como o Coaching, a PNL atribui ao cliente a completa propriedade do seu processo de mudança, com um robusto modelo de perguntas e orientação de objectivos.

Com a PNL, o Coaching ganha flexibilidade, eficácia, poder e estrutura.

A PNL pode ajudar:

• A perceber a influência dos seus estados emocionais e fisiológicos no seu comportamento e nos resultados que obtem.
  • A substituir comportamentos e hábitos negativos por outros mais vantajosos, com liberdade de escolha.
  • A transformar o modo como desempenha as tarefas do dia a dia
  • A ser mais consciente do seu impacto nos outros e como usar a linguagem de modo a comunicar para óptimos resultados.
  • A compreender melhor as suas próprias motivações, necessidades e comportamentos para os poder modificar de uma forma positiva.
  • A rever e transformar crença e convicções para se sentir melhor e conseguir resultados gratificantes.
  • A tratar episódios da história pessoal para que se liberte de emoções aprisionadas e disponha de memórias úteis com efeito positivo.

PNL e ESPIRITUALIDADE

Há uma grande afinidade entre o desenvolvimento espiritual, qualquer que seja o caminho escolhido e a PNL, já que esta respeita o modelo do mundo de cada um, estimulando o crescimento interior.

Alguns dos pressupostos ou princípios básicos da PNL que valorizam a ligação ao mundo espiritual são:

• Corpo e mente são partes do mesmo sistema.
  • Tudo se move na direcção da integração para a totalidade.
  • Uma pessoa não é o comportamento (respeite a pessoa, transforme o comportamento).
  • Não existem pessoas sem recursos, apenas estados sem recursos.
  • Não existe fracasso, só existe feedback (informação para mudança).
  • Todo o comportamento tem uma intenção positiva.
  • Comportamento e transformação devem ser analisados em termos de ecologia interior.

CONEXÃO

Um dos modelos mais importantes da PNL * descreve os vários níveis em que podemos exprimir a nossa identidade.
Neste modelo, a Identidade baseia-se sobre e organiza as Crenças, Convicções e Valores, que por sua vez organizam as Capacidades e Competências, que organizam os Comportamentos sobre o Mundo exterior.
Por sua vez, a Identidade é organizada pelo nível de Conexão a algo mais. Este algo mais pode ser o Sistema maior a que pertencemos, ou alguma manifestação de Espiritualidade.
* Modelo dos Níveis Neurológicos, de R. Dilts.